0

Como escolher a chave de aperto correta

wallpaper-2139309

Existem vários tipos e tamanhos de chaves de aperto, cada uma desenvolvida para um tipo específico de trabalho. Portanto, um completo mix de chaves de aperto (Chave inglesa, combinada, allen, etc.) é uma ótima aquisição. Chaves de alta qualidade são forjadas em aço liga cromo-vanádio e feitas para durar a vida toda, fazendo com que eleve um pouco o preço, porém vale a pena pois o reforço do aço aumenta a durabilidade e facilita o trabalho.

Existe uma variedade enorme de chaves de aperto, umas são designadas apenas para um trabalho, como uma chave saca filtro de óleo, porém a maioria é versátil e podem ser facilmente encontradas em vários kits de ferramentas.

  • Chave de Boca (Fixa)

boca

 

As chaves de boca (fixa) fornecem poder de aderência de dois lados da cabeça da porca, deixando um lado aberto para ser colocada quando não é acessível usar uma chave fechada (estrela ou fresada). Tem diferentes aberturas de tamanho em cada extremidade e a porca deverá encaixar perfeitamente na abertura da chave para evitar de remoer a porca.

 

  • Chaves fresadas (Estrela)

fresada

 

A chave fresada (Estrela) possui a cabeça fechada, fornecendo uma força maior em relação a chave de boca na hora de apertar uma porca, a chave é fabricada em vários tamanhos e seu formato estrelado possibilita o aperto de uma variedade enorme de porcas e parafusos (Sextavado, Torx macho etc.)

 

  • Chave combinada

combination_large

 

 

A chave combinada é fabricada com uma extremidade de boca (fixa) e na outra um modelo fresado, ambos no mesmo tamanho, facilitando assim o trabalho. Alguns modelos são fabricados também com uma catraca reversível que permite ue o usuário aperte rapidamente uma porca ou parafuso sem levantar a chave pra fora e reposicioná-la a cada rotação. São os modelos mais comuns encontrados em kits de ferramentas.

 

  • Chaves Ajustáveis (Inglesa)

inglesa

 

Geralmente chamadas de chave inglesa, essas chaves são encontradas em dois modelos: Travantes ou não-travantes. As não-travantes possuem uma cabeça para ajustar a chave no tamanho desejado, porém é pouco eficaz na contenção de derrapagens . Já as travantes  também possuem uma cabeça ajustável, porém o mecanismo de travamento permite a segurança da chave na posição desejada, eleminando as constantes pausas para reajuste. Se você ajustar no tamanho correto da porca ela não irá deslizar.

 

  • Chave de Cano:

cano

Chaves de cano são utilizadas para enrroscar emendas de canos em outras peças. As mandíbulas da chave são poderosas na fixação e no atrito da chave com a peça de cano. Existem vários tamanhos de chave de cano, uma para cada necessidade do usuário.

 

  • Chave de Soquete com catraca:

soquete

Esta chave possui uma variedade enorme de tamanhos, e servem para encaixe de soquetes para aperto de varios tipos de porcas. Possuem um mecanismo de reversão para que o usuário não precise remover a chave do local e recolocá-la para reiniciar o trabalho. É uma chave muito versátil pois pode ser usada em vários tamanhos precisando apenas realizar a troca do soquete.

 

  • Chave Allen

allen

Também chamadas de chave hexagonal, a chave allen são fabricadas em formato de L, e são utilizadas para aperto de parafusos com a cabeça hexagonal interno. Este tipo de chave geralmente é vendido em kits contendo vários tamanhos.

 

  • Torquímetro

torquimetro

 

O torquímetro é uma chave desenvolvida para que o operador regule o correto torque (aperto) aplicado aos parafusos, porcas e outros elementos de aperto. O valor dado pela chave (geralmente e libras) é definido através de uma escala micrométrica no punho da chave. Quando o aperto chega no torque pré-definido, geralemente a chave emite um sinal sonoro (estalo) ou um sinal visual.

 

  • Chave de Corrente

corrente

 

A chave de corrente é uma outra forma de chave de cano, onde as garras da corrente são responsáveis pelo atrito entre a chave e a peça. É uma chave geralmente utilizada para remoção de filtro de óleo em carros. Possuem uma variadade de tamanhos da corrente para envolver objetos de diferentes tamanhos.Algumas possuem um mecanismo de travamento com catraca de ação para girar em qualquer direção.

  • Dicas de segurança das chaves

Seguindo estas dicas, o usuário irar garantiar sua segurança e uma maior durabilidade de sua chave.

  • Os usuários não devem colocar cabos de extensão nas chaves para aumentar a alavancagem, em vez disto deve-se usar a chave no tamanho apropriado.
  • Certifique-se sempre que a chave esteja completamente encaixada na porca ou parafuso, nunca incline a chave em ângulo.
  • Quando se utiliza uma chave inglesa, o aperdo deve ser feito no lado mais resistente da chave.
  • Nunca use uma chave de torque como chave convencional.
  • Nunca esqueça de manter sempre a postura correta, em caso de derrapagem da chave poderá causar danos ao usuário.

FERPRIME

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *