0

6 Ferramentas essenciais para corte de metais

O uso das ferramentas corretas de corte de metal é essencial ao tentar cortar metal.

Explore as informações abaixo para descobrir seis ferramentas diferentes comumente usadas para cortar metal.

  1. Laser
    O laser é provavelmente a ferramenta mais poderosa para cortar chapas. A espessura da chapa depende da potência do laser. Alguns lasers conseguem cortar apenas metal de calibre 18, no entanto, alguns lasers podem cortar a chapa mais grossa disponível.
Laser de corte

Um laser industrial produz um feixe de luz de intensidade muito alta que corta o metal. No entanto é uma ferramenta acessível apenas para grandes industrias.

  1. Perfurador
    O perfurador funciona como um cortador de biscoitos. É uma ferramenta que possui duas partes separadas; o soco e o dado. Ao usar esta ferramenta, as duas partes são pressionadas juntas para criar uma força que corta o metal na forma designada.
Máquina perfuradora

O corte e vinco funciona bem em folhas de metal, incluindo folhas de papel alumínio. Não é a ferramenta a ser usada se você estiver procurando por algo poderoso o suficiente para cortar metais espessos.

  1. Serra refrigerada
    Uma serra fria é uma serra circular que usa velocidades muito baixas para operar. As baixas velocidades fazem com que o metal fique frio quando está sendo cortado. A lâmina em uma serra fria também deixa um final suave quando cortada. É por isso que você verá serras frias sendo comumente usadas em projetos que envolvem tubos de aço.
Serra refrigerada
  1. Serra de corte

A serra de corte é provavelmente a ferramenta mais comum usada ao cortar metal. Uma serra de corte usa uma lâmina muito fina para cortar tubos de metal. Essa ferramenta é muito útil, pois corta o metal mais fino, com dentes menores espaçados muito próximos, e metal mais grosso é cortado com dentes grandes, afastados um do outro.

Disco de corte para inox 4.1/2” Marca: Lotus
  1. Tochas
    As tochas são usadas no corte de metal, usando temperaturas muito altas para derreter o metal de onde é pontuado. É mais fácil criar uma linha de serra muito leve e, em seguida, usar a tocha para aquecer o metal a uma temperatura alta, fazendo com que o metal se quebre na linha que você criou.
Um trabalhador cortando metal usando uma tocha

Você verá tochas sendo usadas para uma variedade de corte de metal. Escultura é o projeto mais comum em que você usará uma tocha. Pode lidar com metais de até 12 polegadas de espessura.

  1. Tesouras

Tesouras vêm em duas formas diferentes; tesouras eletrônicas (serras elétricas) e tesouras manuais. Tesouras manuais são usadas quando chapas finas precisam ser cortadas; geralmente calibre 18 ou menor funciona melhor com tesouras manuais. Tesouras eletrônicas são usadas quando o metal é um pouco mais grosso.

Esmerilhadeira angular Marca: DeWALT

Tesouras são basicamente um grande par de tesouras. Eles contêm uma lâmina superior, bem como uma lâmina inferior. Quando a pressão é aplicada pela força humana ou por uma fonte de energia, ela faz com que as lâminas se encontrem e o metal se dobre, fazendo com que as lâminas cortem a área.

Tesoura aviador corta chapa Marca: Lotus

Use as informações acima para ajudar na sua decisão sobre qual ferramenta comprar. Dependendo do seu projeto e do que você está procurando, qualquer uma das ferramentas acima é um ótimo instrumento para se ter.

A FERPRIME deseja boa sorte no seu projeto e fique seguro. Utilize sempre equipamentos de segurança na hora de realizar trabalhos com ferramentas.

Danillo Gomes

Gestor da empresa FERPRIME - Ferramentas e Abrasivos

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *